domingo, 27 de maio de 2012

CLUBE DO IFSC NO CAIC


Estivemos realizando um treino pra lá de especial neste sábado dia 26/5. Durante os jogos de integração que se realizava nas instalações do Colégio CAIC, montamos o clube de xadrez na praça central do colégio.
O resultado foi impressionante, pois mal terminamos de montar os tabuleiros o pessoal do ensino médio integrado começou a comparecer e interagir com o clube. O xadrez prova que a cada dia que está se tornando um esporte popular.

Convidamos a todos a participar do clube de xadrez aos sábados.

O tempo colaborou, e o xadrez na rua foi uma novidade para todos pra lá de especial.


 Pessoal do Integrado jogando com alguns meninos do clube de xadrez.
 Turma do clube fazendo umas partidas demonstrativas de Blitz.


 A galera do Integrado tomou conta do tabuleiro.



I Etapa do Circuito Inverno

PARTICIPAÇÃO DO CLUBE
Estivamos no final de semana passada 19/5  representando o Município de Araranguá na primeira etapa do III Circuíto de Inverno 2012 em Içara. Acabamos que conquistando mais uma vitória por equipes, e forma muito convincente já também decidimos na primeira mesa o título individual na divisão principal.
Toda a equipe esteve muito bem, o que motivou muito nosso elenco nesse inicio de campeonato.
Todos o foram premiados no final da competição, trazendo muita alegria ao grupo que era só sorrisos na volta pra casa.
 César Destro conquistou sua primeira medalha, e acho que um prêmio pois voltou aos treinos com uma dedicação que ainda não tinha demonstrado anteriormente. Terceiro lugar na Categoria SUB-16.
 Decisão do torneio Alexandre 0x1 Luis, o titulo não ficou nenhum dos dois.
Mas já estavamos satisfeitos, o título por equipes tava praticamente garantido.
 Uns dos invictos da equipe, Gabriel Schons Mota na Divisão de acesso. 
Dividiu o primeiro lugar geral com o João, mas ficou em segundo pelo critério de desempate, mas foi campeão da Categoria SUB-16. Levou duas medalhas pra casa.
 Jair voltou a jogar, ainda está fora de ritmo o que é normal. Mas tem muito talento e técnica. Jogou um grande partida contra o Dr. Juliano, mas no final cansou e perdeu o rendimento. Mas não pode parar, tem muito pra oferecer ainda. 
 João Vitor Schilkmann foi campeão da Divisão de Acesso e invicto e empatou em pontos com Gabriel como já mencionamos. Venceu no critério de desempates merecidamente e como prêmio levou seu primeiro Trófeu para casa. Parabéns Joãoooooooooooooo....ahhhhhh e também foi campeão da Categoria SUB-14.
Peterson Espíndola enfrentou bravamente a divisão principal, pois tem rating de elite. Sofreu um pouco é claro, afinal a divisão principal ta cada vez menor e mais forte, e para ele que tem somente 12 anos o único na divisão principal, foi um grande desafio. Admiro muito sua coragem pois não questionou em nenhum momento os desafios e dificuldades que iria enfrentar. Com certeza saiu bem mais forte do torneio. Além disso manteve a hegemonia de Araranguá nessa categoria em toda a história da liga, e foi campeão SUB-12.
 Premiação do 3 primeiros colocados da divisão principal, um Içarense e dois Araranguanses, mais um sombriense entregando a taça.
Outra volta de destaque e muit importante foi do Thiago Piffer Ramos. E apesar de estar treinando pouco, fez bonito na divisão de acesso com 4 pontos em 6 conquistando o terceiro lugar na categoria mais importante e mais disputada que foi a SUB-12. Eu falo que é sempre a mais importante, pois é nesta idade em que a maioria das competições mais revelantes começam a surgir como Olesc, Jesc, JERVA e por ai vai, e sendo assim, nossa formação de atletas começa por ai. É o início da nossa renovação. Confirmando isso, foi a categoria que teve mais inscritos, 16 no total. Parabéns Thiago, terceiro lugar entre 16 é muita coisa.


 Victor Costa Melo é nosso estrangeiro do clube. Vindo de Lages, umas das melhores escolas de xadrez do estado, ainda não conseguiu mostrar seu melhor xadrez, reflexos da faculdade. Mas sabemos que ainda pode mostrar muito mais, pois tem escola e tem técnica.
Terminando nosso incansável Leandro Ubialli campeão mais uma vez da SUB-14 divisão principal e mantendo também a hegemonia do município nessa categoria. Contribuiu mais uma vez para que pudessemos ser campeões por equipes e acabou ficando em quatro lugar no geral, na frente de muita gente grande. Acima vitória contra o Dr. Juliano.

Bom, queria agradecer mais uma vez a todo o grupo, todos meninos e adultos que estiveram participando em Içara, assim como todos aqueles que não puderam ir. Todos vocês são muito importantes em todas essas conquistas, pois não se faz xadrez sozinho, ninguém é campeão sozinho, a cada um que está no clube traz um força e calor humano muito importante para toda equipe. Nosso time só tem conquistado as coisas assim, na união de grupo. FORAM 11 MEDALHAS e DOIS TRÓFEUS que conseguimos levar nessa competição, o que mostra nossa força e podemos e devemos melhorar ainda mais se assim desejarmos.

ABRAÇO A TODOS.

domingo, 13 de maio de 2012

- Rating do Clube de Xadrez atualizado

- Clube de Xadrez está na sua segunda tempoarada, e cada dia mais ativo graças a sua presença.

- Convidamos a toda comunidade que ainda não conhece o Clube de Xadrez do IFSC, que venha conhecer e participar.

- Todos os Sábados as partir das 14 horas as 18 horas.

- Próximo Sábado não abriremos, o clube e seus participantes irão a Içara jogar a primeira etapa do III Circuito Inverno, agora promovido pela recente criada Liga de Xadrez do Sul Catarinense.


- Aproveitamos ainda para parabenizar a equipe de Araranguá pela excelente participação do brasileiro rápido em Forquilhinha. Luis, Leandro, Peterson e João fizeram bonito e trouxeram medalhas e prêmios.
Um destaque importante deste torneio, foi a vitória do João sobre o forte jogador de Criciuma Evandro Bittencourt.

- Por enquanto é isso pessoal.

- Demorei pra lembrar da senha do blog, mas agora pretendo atualizar com mais frequencia nossas atividades.

- Semana passado tivemos o quarto recreativo vencido pelo nosso presidente do Clube Wellington Rangel, que me venceu de forma muito suspeita, evocando espíritos e apelando para bruxaria. Coisa feia, isso não se faz.

- Sábado agora realizamos a quinta etapa do recreativo, mas uma vez fui vencido pelo Wellignton Rangel que apelou novamente para a magia negra vencer uma partida novamente perdida. O cara é perigoso.
Mas o vencedor do quinto recreativo foi Super Jair Rodrigo que tava numa tarde muito inspirada.


- Quinta Feira dia 4, foi realizado o Jesc 12 a 14 anos. Lamentavelmente, mais uma vez a escola Maria Garcia Pessi não inscreveu nossos atletas. Nossa equipe formada pelo Lendro, João e Peterson tinha potencial para chegar numa posição muito boa a nível estadual.

- Mesmo assim, deixo aqui o parabéns para A Escola CAIC e Otávio, vencedores do masculino e do feminino respectivamente. Nicolas do CAIC e Carol da Otávio eram os favoritos e confirmaram com 100% de aproveitamento. São dois talentos que se destacam sempre nos torneios municipais.

- Os meninos do clube estão muito bem no desenvolvimento de resolução de problemas. Destaque para o Peterson Espindola que tem demonstrado cada dia mais, grande capacidade individual para solucionar problemas

- Vale também destacar o trabalho coletivo que João e Peterson tem feito em grupo que também é muito legal na hora de tentar resolver problemas.

- É com muita alegria que vejo o novamente o Guilherme Nunes Maria voltando a praticar o xadrez. Nosso Gui, tem se tornado figurinha frequente todos os sábados, e tomara que agora seja sempre assim.

- Alunos da Lincenciatura tem participado do clube do IFSC buscando aprender mais sobre o xadrez, o que também nos deixa muito contente. É com certeza uma participação importante para o Clube.

- Leandro esteve participando da FENAC em Mendes no Rio de Janeiro. Ainda não temos maiores detalhes sobre como foi tudo lá. Mas o que importa é que foi nosso único representante do Sul Estado na competiçao, e já fez história.

- A final do Mundial entre Anand e Gelfand está sendo realizada em Moscou. Devo colocar um link no blog do xadrez vale. Mas pode ser achado também no blog de Sombrio.


Bom, era isso amigos. Aproveitei e escrevi bastante desta vez. Um pouquinho de cada coisa.

Abraço a todos, e nos vemos sabado em Içara.

Alexandre